Prêmios

A Profa. Dra. Jacqueline de Souza recebeu a outorga da “Láurea João Florentino Meira de Vasconcelos de Inovação Farmacêutica”. A homenagem é concedida a profissionais que tenham se destacado na produção científica, inovação, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins. O prêmio foi concedido pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e entregue durante a II Oficina de Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, que ocorreu em Belo Horizonte em 2019. 

premio jacqueline 2

 

Durante a comemoração dos 50 anos da UFOP, a Profa. Dra. Marta de Lana recebeu o título de Professora Emérita da Universidade em sessão solene que aconteceu no Centro de Artes e Convenções em 2019.

premio marta

 

O artigo “High-sugar diet leads to obesity and metabolic diseases in ad libitum -fed rats irrespective of caloric intake” vinculado a tese defendida pela discente egressa Daiane Teixeira de Oliveira e orientada pela Profa. Dra. Renata Guerra de Sá Cota foi premiado como melhor trabalho publicado na revista Archives of Endocrinology and Metabolism em 2020. A premiação ocorreu durante o congresso eCBAEM da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realizado em setembro de 2021. Para acessar o artigo, clique aqui.

 

  • Prêmio Capes de Tese   

Em 2017, a tese de doutorado "Do Leishflow ao Leishplex: inovações tecnológicas da sorologia por citometria de fluxo aplicado ao diagnóstico da leishmaniose visceral canina”, defendida por Henrique Gama Ker e orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Barbosa Reis, pelo PPG CiPharma, foi um dos ganhadores do Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa outorgado às duas melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A pesquisa se enquadrava na categoria relacionada a inovação e pesquisa na área de Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, nas áreas e subáreas de avaliação Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou de Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).

Henrique Cipharma

 

  • Menção Honrosa em Congresso

       Comenda do Mérito

Durante o VI Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (CONCIFOP) realizado em 2019 dois trabalhos orientados pela Prof. Dra. Glenda Nicioli da Silva receberam menção honrosa. Na área de Assistência Farmacêutica, a aluna Tamires Cunha Almeida foi premiada pela apresentação do trabalho intitulado "Citotoxicidade, cinética do ciclo celular, taxas de apoptose e expressão dos genes PLK1 e SRC em células de cancer de bexiga tratadas com resveratrol". Na área de Análises Clínicas e/ou Toxicológicas, a aluna Ana Paula Braga Lima foi premiado pela apresentação do trabalho "Efeitos proliferativos da crisina em células tumorais de alto grau de bexiga". Ambas as alunas são discentes do PPG CiPharma. No mesmo evento, o trabalho aprensentado na área de Medicamentos e/ou Fitoterápicos "Avaliação anti-Trypanosoma cruzi in vivo de uma lactona sesquiterpênica isolada de Lychnophora passerina" orientado pela Prof. Dra. Dênia Antunes Saúde-Guimarães também recebeu menção honrosa.

Em 2018, a aluna de mestrado Tatiane Martins Barros orientada pela Prof. Dra. Glenda Nicioli da Silva, docente permanente do PPG CiPharma, recebeu menção honrosa na categoria Pós-graduação na área de Ciências da Vida no Encontro dos Saberes - 2018 realizado na Universidade Federal de Ouro Preto. O trabalho apresentado tinha como título “Efeitos antiproliferativos da Silibinina em células de câncer de bexiga”. No mesmo evento, o trabalho orientado pela Prof. Dra. Vanessa Carla Furtado Mosqueira, docente permanente do PPG CiPharma, e apresentado pela aluna de iniciação científica Renata Belentani também recebeu menção honrosa na categoria de Iniciação Científica, área  de Ciências da Vida.

 

  • Melhor trabalho de Simpósio/Congresso

A mestranda Rúbia Castro Fernandes Melo Reis, orientada pelo prof. Dr. Thiago Belarmino de Souza, recebeu o prêmio de terceiro melhor trabalho (apresentado na forma de pôster) durante o V Congresso da ABCF - Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, que no ano de 2020 foi realizado de forma virtual entre os dias 01 e 03 de Outubro. O evento contou com palestrantes de universidades de todas as regiões do Brasil e também de outros países. O trabalho premiado envolveu a síntese e a avaliação biológica de novas substâncias planejadas para o tratamento da doença de Chagas.

Foto trabalho Rubia para CiPharma

Durante o 1st Congress on Science, Biodiversity and Sustainability, realizado na UFMG em 2019, o trabalho "SESQUITERPENE LACTONES AS AN ALTERNATIVE FOR GOUTY ARTHRITIS TREATMENT" de autoria das alunas de mestrado do PPG CiPharma Ana Catharina F. P. F. Bernardes, Camila Helena Barros e Rafaela C. Matosinhos e orientado pela Dra. Dênia A. S. Guimarães foi selecionado como um dos melhores trabalhos apresentados na sessão de pôsteres.

Durante o Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS 2019 o trabalho "Media Doctor Brasil: avaliação da qualidade das notícias em saúde." orientado pela Profa. Dra. Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento foi selecionado como um dos melhores trabalhos em formato de apresentação oral, no eixo temático "Comunicação e Saúde".

O trabalho intitulado “In vitro anti-zika virus activity from Ouratea plant species’’ de autoria do discente Gabriel Monteze Fereira, orientado pelo prof. Dr. Geraldo Célio Brandão, foi agraciado pelo comitê científico do IV Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia – SIMB /II Congresso Brasileiro de Microbiologia Agropecuária, Agrícola e Ambiental - 2018, como segundo melhor trabalho apresentado no evento, demonstrando a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPG CiPharma.

Em 2018, a aluna de doutorado Fernanda Barçante Perasoli orientada pelo Prof. Dr. Orlando David Henrique dos Santos, docente permanente do PPG CiPharma, apresentou o trabalho intitulado "AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA DE Candida albicans EM CATETER URINÁRIO APÓS REVESTIMENTO COM POLÍMERO" no III Simpósio Nacional em Ciências Farmacêuticas realizado na Faculdade de Farmácia da UFMG. O trabalho apresentado foi premiado em 1º lugar pela relevância.

Em 2014, a aluna de mestrado Tamires Guedes Caldeira, orientada pelas docentes do PPG CiPharma Dra. Jacqueline de Souza e Dra. Dênia Antunes Saúde Guimarães, recebeu o prêmio de destaque (1º lugar) durante a Mostra de Pós-graduação da UFOP - Encontro dos Saberes - UFOP na área da Vida pela apresentação do trabalho intitulado "Avaliação da solubilidade em equilíbrio e da permeabilidade in vitro da eremantolida C".