Conheçam a equipe do Projeto UFOP EM AÇÃO que está trabalhando no rastreamento, monitoramento e prevenção à Covid-19 em Ouro Preto

Setembro 8, 2020

ufop em ação

Professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (Cipharma) da Escola de Farmácia da Universidade iniciaram em julho deste ano o rastreamento de casos suspeitos para Covid-19 e o monitoramento de casos confirmados na população de Ouro Preto por meio de ligações telefônicas. Ao desenvolver esta atividade, o objetivo principal da equipe é aumentar a qualidade e precisão das informações que já vêm sendo obtidas pelo TeleSUS e pela própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação à Covid-19, visando, ao final, beneficiar diretamente os usuários do SUS com ações mitigatórias da transmissão da doença, que sejam norteadas por dados mais fiéis à real situação epidemiológica do município. Os dados levantados com o projeto serão ainda utilizados na construção de um mapa de risco de transmissão do vírus no município.

Um diferencial desta etapa do projeto é o desenvolvimento de um aplicativo que dá suporte e aumenta a eficiência da coleta dos dados durante as ligações telefônicas. Esta ferramenta foi desenvolvida por meio da parceria com Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto.

Os dados gerados com esta iniciativa do projeto auxiliarão diretamente no enfrentamento à pandemia por permitirem a realização de análises epidemiológicas com elevada acurácia, incluindo indivíduos vulneráveis em algum grau ou mesmo outros possivelmente infectados que ainda não tenham sido atendidos pelo sistema público de saúde.

Outro objetivo do projeto é promover prevenção da transmissão da doença no município por meio de educação em saúde. Para contemplar este objetivo o grupo desenvolve uma capacitação em ambiente virtual dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias (ACE) do município de Ouro Preto. Uma vez reconhecida a importância destes profissionais, que estão em contato próximo com toda a população, inclusive aquela parcela que não tem acesso a fontes confiáveis de informação sobre a pandemia do novo coronavírus e que, estando infectada, possa disseminar ainda mais a doença. A equipe, em parceria com a SMS, se organizou e se estruturou de forma a priorizar a saúde dos agentes em treinamento, garantindo então acesso ao conteúdo e atividades do curso oferecido remotamente, e implementando medidas de avaliação do conhecimento apreendido pelos cursistas. Será utilizada a plataforma UFOP Aberta para hospedar o curso e funcionar como ambiente virtual de aprendizagem.

Vale, por fim, ressaltar que para desenvolvimento de todas as atividades do projeto foi de fundamental importância a consolidação de parceria com SMS de Ouro Preto, além do empenho e dedicação de toda a equipe de professores e estudantes da graduação e pós-graduação.

Assim, parabenizamos e divulgamos esta maravilhosa equipe!!

Equipe UFOP em Ação - Prevenção

Equipe UFOP em Ação - Rastreamento e monitoramento