Entre os dias 21 e 27 de outubro desse ano ocorreu a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o objetivo foi aproximar a sociedade da ciência e tecnologia, realizando atividades de divulgação científica e disseminando o conhecimento gerado por pesquisas realizadas em universidades e institutos de pesquisa de todo o país. Durante a quarta-feira da SNCT acontece o Dia C da Ciência, uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Nesta data foram realizadas atividades em escolas, museus, espaços públicos e espaços institucionais próprios, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como estas influenciam o cotidiano de todo cidadão, unindo população e Universidade.
Em sintonia com as instituições de ensino superior do país, o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG CiPharma) promoveu na manhã da terça (22) uma atividade na Escola Estadual de Ouro Preto (Polivalente). A intenção foi apresentar aos alunos da escola trabalhos científicos produzidos pelo curso de Farmácia da UFOP, a fim de incentivar o interesse de crianças e jovens pela ciência. Com a proposta de mostrar o “Uso tradicional popular: da planta ao produto farmacêutico” foi apresentado aos alunos um circuito expositivo, através de banners e experimentos, retratando o caminho para a produção, desenvolvimento e aprovação de um novo medicamento a partir de plantas medicinais.
Durante a quarta (23) a atividade foi realizada na Praça Tiradentes, dessa forma toda a comunidade ouro-pretana poderia conhecer as diversas pesquisas desenvolvidas com plantas medicinais na UFOP. O intuito do projeto foi levar, através de linguagem acessível, para a comunidade o que é feito na Universidade, de uma forma simples e dinâmica, visando democratizar o conhecimento.