Projetos aprovados por pesquisadores e equipes do PPG CiPharma em editais FAPEMIG

Outubro 29, 2023

O PPG CiPharma parabeniza a todos os pesquisadores e equipes proponentes, bem como o apoio institucional da UFOP, pela aprovação dos projetos de pesquisa junto à agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Parabeniza a todos das equipes pelo destaque e empenho na consolidação da pesquisa desenvolvida no âmbito do PPG CiPharma, da Escola de Farmácia de Ouro Preto e da UFOP.

As propostas aprovadas nas chamadas da FAPEMIG estão detalhadas a seguir:

CHAMADA 03/2023/ FAPEMIG – CHAMADA 03/2023 / FAPEMIG - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

O projeto aprovado intitulado “APQ-03726-23 - Fortalecimento e consolidação da infraestrutura multiusuária para pesquisa em áreas estratégicas da pós-graduação na UFOP” permitirá melhorias na estrutura laboratorial multiusuária da UFOP, incluindo a aquisição de uma sonda criogênica destinada ao equipamento de ressonância magnética nuclear (RMN) do Laboratório Multiusuário 2 (LM2) do PPG CiPharma. A sonda criogênica permitirá ampliar o atendimento às pesquisas científicas envolvendo o uso da técnica de RMN, e terá efeito significativo em modernizar a estrutura laboratorial do LM2 da Escola de Farmácia.

Disponível em: http://www.fapemig.br/media/SEI_GOVMG_-_71299913_-_FAPEMIG_-_Homologa%C3%A7%C3%A3o_de_Resultado.pdf

CHAMADA FAPEMIG 09/2023 - FOMENTO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ICTMGS

Em uma ação articulada, os 5 (cinco) programas de pós-graduação (PPGs) da grande área das Ciências da Vida da UFOP (PPGs Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Saúde e Nutrição, e Ecologia em Biomas Tropicais) elaboraram de forma colaborativa uma proposta aprovada pela FAPEMIG: “APQ-04126-23 - Internacionalização como estratégia para fortalecimento e consolidação dos programas de pós-graduação da grande área de Ciências da Vida da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP”. A proposta prevê captação de R$ 2.302.792,20 em ações de internacionalização, buscando a excelência da pós-graduação e formação de pesquisadores altamente qualificados. A chamada 09/2023 tem como objetivo fortalecer a internacionalização nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais – ICTMGs, considerando suas particularidades e necessidades, por meio do financiamento de projetos institucionais que estimulem e desenvolvam ações de cooperação internacional nas diversas áreas do conhecimento.

Disponível em: http://www.fapemig.br/media/Publica%C3%A7%C3%A3o_do_Resultado_no_DOEMG_de_21.10.23.pdf

CHAMADA FAPEMIG N. 17/2022 - PROGRAMA DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS DOUTORES NO BRASIL

O docente permanente do PPG CiPharma Prof. Geraldo Célio Brandão aprovou a proposta “BPD00381-22 - Pesquisa e desenvolvimento de ativo/biofármaco e formulações com potencial atividade anti-arbovírus a partir de produtos naturais e derivados semissintéticos”, havendo a concessão de 1 (uma) bolsa de pós-doutorado no país para desenvolvimento de projeto de pesquisa na Escola de Farmácia da UFOP.

Disponível em: http://www.fapemig.br/media/05-04-2023_-_Resultado_Final_-_SEI_GOVMG_-_63603472_-_FAPEMIG_-_Homologa%C3%A7%C3%A3o_de_Resultado.pdf

CHAMADA 01/2023/ FAPEMIG - DEMANDA UNIVERSAL

A docente colaboradora do PPG CiPharma Prof. Juliana Figueira da Silva aprovou a proposta intitulada “APQ0297123 - Avaliação do efeito da administração da toxina Pha1ß em modelo de dor neuropática induzida por quimioterápico”. A docente colaboradora Profa. Carla Speroni Ceron aprovou a proposta intitulada "APQ-00946-23 - Efeito do nitrito de sódio (NaNO2) no dano renal da hipertensão renovascular 2-rins, 1-clipe (2R1C) em ratos".

Disponível em: http://www.fapemig.br/media/SEI_GOVMG_-_74912641_-_FAPEMIG_-_Homologa%C3%A7%C3%A3o_de_Resultado.pdf