Projeto de pesquisa em parceria com universidade canadense é aprovado

Novembro 2, 2023

O projeto de pesquisa internacional “NanoQB: rede Quebec-Brasil para pesquisa colaborativa em nanotecnologia farmacêutica/NanoQB: réseau Québec-Brésil pour la recherche collaborative en nanotechnologie pharmaceutique” foi aprovado com a participação de professoras da UFOP na equipe. O projeto dará origem ao NanoQB, um consórcio de laboratórios de investigação em nanotecnologia aplicada à área da saúde, e será desenvolvido entre os anos de 2023 a 2025. Esta rede fortalecerá o intercâmbio científico e tecnológico entre seis equipes universitárias localizadas em Quebec e no Brasil. O objetivo comum destas equipas é desenvolver e testar plataformas (nano) tecnológicas destinadas a melhorar a eficácia e segurança dos medicamentos. A parceria é coordenada pelo lado canadense pela Université Laval, UL (Quebec, Canadá) e do lado brasileiro pelas universidades (UFOP e USP-Ribeirão Preto). Esta é uma importante ação de internacionalização e fortalecimento da pesquisa científica com foco em inovação em saúde. O projeto conta com a docente permanente do PPG CiPharma Profa Dra Vanessa Carla Furtado Mosqueira da UFOP como uma das coordenadoras do lado brasileiro, e ainda conta na equipe com a docente da UFOP Profa Dra Raquel Araújo Silva. Pesquisadores da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto (USP-RP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) integram esta proposta aprovada, enquanto colaboradores e/ou coordenadores.

O PPG CiPharma parabeniza a equipe proponente por esta significativa ação de internacionalização, buscando a excelência na pesquisa científica desenvolvida com participação da UFOP.

Projeto parceria

Disponível em: https://www.quebec.ca/gouvernement/relations-internationales/appels-projets-international/quebec-bresil#c121117