Devido a flexibilização do uso de máscara decretado pelo governo do estado, a pró- reitoria decidiu pela obrigatoriedade do uso da mesma em lugares fechados como as salas de aulas, hall, auditórios, laboratórios e espaços de uso administrativo.
Pensando nisso ocorreram nos campus Ouro Preto, e ocorrerá em Mariana e João Monlevade nos dias 04 e 06 respectivamente a distribuição de máscaras para os alunos que estarão nas filas do RU, iniciativa pensada pelo PROLAD e PRACE em parceria com a Escola de farmácia e Ampliando Saberes em saúde.
Cada aluno recebeu uma caixa com 50 máscaras e um marcador de livros reforçando as informações sobre a prevenção e combate ao coronavírus.
Após a medida do governador desobrigar o uso de máscara em ambientes fechados em todo o estado de Minas Gerais, a prefeitura de Ouro Preto decretou em 29 de abril, o uso facultativo de máscara em locais fechados. A UFOP, no entanto, com base nas orientações do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, definiu que nos espaços fechados e de circulação, como halls, salas de aula, laboratórios e espaços de uso administrativo, o uso da máscara permanece obrigatório, uma vez que a pandemia ainda não acabou. Vale também ressaltar que o que permitiu a flexibilização do uso das máscaras foi justamente a adoção de medidas preventivas, principalmente como o uso correto de máscaras; assim, devem ser mantido no sentido de garantir segurança à toda a comunidade acadêmica.
Adicionalmente a UFOP, por meio do projeto institucional UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a COVID-19 – Demanda interna UFOP - Coordenado por docentes da Escola de Farmácia vinculados ao seu Programa de Pós Graduação-CiPharma, organizou uma campanha para conscientização da população dos três Campis da importância de ser mantido o uso regular de máscaras em ambientes fechados.
No Campus Ouro Preto a ação foi realizada em 02 de maio, durante a reabertura do Restaurante universitário e em Mariana em 04/05. No Campus de João Monlevade a ação será realizada no próximo dia 06/05. Cada aluno recebeu uma caixa de máscaras com 50 unidades e um marcador de livros, reforçando as informações sobre a prevenção e combate ao coronavírus.