Capacitação para Uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) em idosos no município de Ouro Preto

Novembro 24, 2023

No último dia 21 de novembro de 2023, o Laboratório de Farmácia Clínica da Escola de Farmácia da UFOP foi palco de um minicurso de relevância ímpar: o "Uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) em idosos". A iniciativa, promovida pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) CiPharma, foi coordenada pela Prof. Dra. Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento, vice-coordenadora do programa.

O curso teve como propósito capacitar tanto discentes quanto docentes para a eficaz utilização da ferramenta IVCF-20. Esta ferramenta é crucial na análise dos principais determinantes da saúde em idosos, dado que a saúde nessa faixa etária não se resume apenas à presença ou ausência de doenças, mas sim à capacidade funcional individual de realizar aspirações e satisfazer necessidades.

A heterogeneidade entre os idosos, mesmo com diagnósticos clínicos similares, ressalta a importância de avaliações multidimensionais. Contudo, essas avaliações são geralmente dispendiosas, demandando precisão em sua indicação. Nesse contexto, torna-se crucial a aplicação de instrumentos de triagem rápida, capazes de identificar rapidamente os idosos em risco de declínio funcional.

O IVCF-20 destaca-se como uma ferramenta multidimensional de alta confiabilidade, podendo ser utilizada por profissionais não especialistas. Seu desenvolvimento e validação ocorreram no Brasil, tomando como base o VES-13 e outros instrumentos de triagem amplamente reconhecidos na literatura, como PRISMA-7, SHERBROOKE Postal Questionnaire, TILBURG Frailty Indicator, GRONINGEN Frailty Indicator, entre outros.

O minicurso foi ministrado por Taciana de Oliveira e Paula Oliveira Alves de Brito, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto. Contou com a participação ativa de professores do PPG CiPharma, mestrandos dos PPG BIOTEC e Saúde Coletiva e Nutrição, além de doutorandas do PPG CiPharma, e estudantes de graduação em Farmácia.

 

Figura 1 - Participantes do minicurso.

Essa iniciativa reflete o compromisso da comunidade acadêmica e profissional em Ouro Preto em aprimorar a abordagem à saúde do idoso, promovendo a capacitação de profissionais de diversas áreas para uma atuação mais eficiente e centrada no bem-estar dessa população tão diversificada.