Aluna egressa e docentes do PPG CiPharma publicam artigo no British Journal of Pharmacology

Agosto 18, 2020

Docentes da Escola de Farmácia publicaram artigo no British Journal of Pharmacology, um jornal cientifico de alto impacto (fator de impacto=7.73) e publicado pela Sociedade Britânica de Farmacologia, também responsável pelas publicações mais importantes da IUPHAR (União Internacional de Farmacologia). O artigo é fruto da tese da doutora pelo CiPharma/UFOP, Sra. Ana Carolina Moreira Souza, orientada pela Profa. Andrea Grabe Guimarães e Profa. Vanessa Carla Furtado Mosqueira, ambas do DEFAR. O trabalho foi realizado em parte nos laboratórios de pesquisa do CiPharma, laboratório no ICB da UFMG e, a maior parte, no laboratório INSERM1046 da Universidade de Montpellier na França. Foi fruto do projeto de colaboração CAPES/COFECUB, coordenado pela Profa. Vanessa e Dr. Sylvain Richard (INSERM1046), que enviou oito estudantes de doutorado e pós-doutorado no período de 2013 a 2017. O trabalho publicado mostra o mecanismo de cardiotoxicidade do arteméter, um dos medicamentos preconizados pela OMS para o tratamento da malária, e a grande inovação é a demonstração da prevenção dos efeitos indicadores da cardiotoxicidade pela formulação do fármaco em nanocápsulas para a administração oral. O artigo pode ser acessado aqui.